Volta Redonda é uma das principais cidades do Estado do Rio de Janeiro. Marco da industrialização do nosso país e cidade Pólo do Médio Paraíba Fluminense.

Meio Ambiente


Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá
Volta Redonda, que já teve sua imagem ligada às chaminés fumegantes da usina de aço, deu a volta por cima, e hoje tem o privilégio de abrigar duas grandes áreas de preservação ambiental. Uma delas é o Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, que possui 211 hectares, sendo a maior área verde do Município com um viveiro de produção e doação de mudas que são utilizadas na arborização urbana e nos reflorestamentos.

É considerado o maior remanescente de Mata Atlântica do Município de Volta Redonda, servindo de abrigo para diversas espécies de aves, mamíferos, répteis, anfíbios e invertebrados, além de uma grande diversidade de espécies vegetais.

PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO INGÁ

Grande área da antiga Fazenda de Santa Cecília do Ingá foi adquirida em 1955 pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, com o objetivo do aproveitamento de seus recursos hídricos para o abastecimento de parte do núcleo urbano. Em 1988 foi transformada em Área de Proteção Ambiental pela Lei Orgânica do Município.


Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá

Em 2005, vencendo mais uma etapa na luta pela preservação da natureza, esta Unidade de Conservação, foi transformada em Parque Natural Municipal.

A manutenção legal desta reserva está focada em proteger a biodiversidade dos ecossistemas dela inerentes e atuar como reguladora da qualidade do ar da região. Manter uma reserva próxima à área urbana age preventivamente e de forma positiva para resguardar a saúde da população.

Atualmente o Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá vem cumprindo o seu objetivo básico e sua função social junto à comunidade protegendo a Biodiversidade, promovendo a pesquisa científica e contribuindo através da Educação Ambiental para que a população seja integrada nas medidas e práticas conservacionistas, com visitas orientadas e desenvolvimento dos projetos: Projeto S.O.S. QUEIMADAS, Projeto Ingazinho e Projeto Ingá Maduro.

AÇÕES DESENVOLVIDAS NO MUNICÍPIO

• Combate ao lançamento irregular de lixo;
• Combate ao desmatamento;
• Combate aos aterros e desaterros;
• Monitoramento de cargas perigosas;
• Monitoramento de queima de materiais;
• Águas servidas;
• Poda e corte de árvores;
• Combate à poluição hídrica, atmosférica, sonora, e do solo;
• Licenciamento Ambiental;
• Reflorestamento de áreas degradadas.


Endereço: Praça Sávio Gama, 53 – bairro Aterrado – Volta Redonda – CEP: 27215-620
TEL: (24) 3339 9132 FAX: (24) 3339 9117 E-Mail: smdet@epdvr.com.br