Volta Redonda é uma das principais cidades do Estado do Rio de Janeiro. Marco da industrialização do nosso país e cidade Pólo do Médio Paraíba Fluminense.

Conheça Volta Redonda

História

Os Jesuítas que estavam a caminho da Serra do Mar atravessaram a região do Vale do Paraíba, abrindo uma estrada entre o Rio de Janeiro e São Paulo. De um ponto de parada nesse caminho, nasceu Volta Redonda. Recebeu esse nome em razão da curiosa curva do rio Paraíba do Sul.

Volta Redonda viveu durante muitos anos da riqueza e do declínio dos negócios do café e se desenvolveu a partir da pecuária, seguida pela agricultura até chegar à era industrial com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), tornando-se o principal eixo comercial do sudeste brasileiro – interligando os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Criada em 9 de abril de 1941 por decreto do presidente Getúlio Vargas, a partir de um acordo diplomático entre Brasil e Estados Unidos, a CSN instala-se durante a II Guerra Mundial, tornando-se o berço da siderurgia dos país.

A construção da CSN alterou radicalmente o curso da história da cidade, que tinha aproximadamente três mil habitantes em 1941, e que passou a receber, desde então, centenas de operários de diversas regiões. Habitações e comércios surgiram por toda parte.

Em 1950, quando Volta Redonda ainda era distrito do município de Barra Mansa, a população já era de quase 36 mil habitantes. A emancipação, entretanto, só ocorreu treze anos depois da fundação da CSN, em 17 de julho de 1954.

Em 1973 o município foi considerado Área de Segurança Nacional, situação que prevaleceu até 1985, quando foram restabelecidas as eleições diretas para prefeito.

A privatização da CSN em 1993, deu início a um novo ciclo de mudanças. A cidade teve que enfrentar um grave problema econômico, provocado pelo grande número de demissões. Somente com a intervenção do poder público com apoio de lideranças da cidade, foram superadas as dificuldades.

Os desafios foram vencidos, explorando a vocação natural da região como prestadora de serviços na área e o forte comércio local.

A partir da década de 90, grandes obras remodelaram o espaço urbano. O planejamento se fortaleceu e passou a fazer parte da política da cidade e da região. Uma nova cidade foi se delineando, visando à geração de novos empregos e ao desenvolvimento social.

Volta Redonda, até então conhecida com Cidade do Aço, torna-se uma cidade com diversas habilidades, destacando-se como pólo regional de serviços médicos, educacionais e comerciais.


Endereço: Praça Sávio Gama, 53 – bairro Aterrado – Volta Redonda – CEP: 27215-620
TEL: (24) 3339 9132 FAX: (24) 3339 9117 E-Mail: smdet@epdvr.com.br