Volta Redonda é uma das principais cidades do Estado do Rio de Janeiro. Marco da industrialização do nosso país e cidade Pólo do Médio Paraíba Fluminense.

Ação Social


CAPED – Centro de Atenção a Pessoa Deficiente

A prefeitura de Volta Redonda desenvolve diversos projetos através da Secretaria de Ação Comunitária com atividades voltadas para a inclusão social de seus cidadãos. Em dezembro de 2010 a secretária recebeu uma nova sede, mais acessível e confortável para a população. Destaca-se também a Fundação Beatriz Gama (FBG) que atende crianças e adolescentes da cidade oferecendo cursos profissionalizantes e orientação social.


CAPED – Centro de Atenção a Pessoa Deficiente

Também atuante é a Coordenadoria da Juventude, responsável pelo desenvolvimento da identidade e da autonomia dos jovens. Assim como a recém criada Coordenadoria da Mulher, que promove políticas públicas de apoio à população feminina do município.

O Banco da Cidadania foi idealizado para fomentar o empreendedorismo, auxiliando no financiamento de pequenos negócios e desenvolvendo diversas ações como o Verdurão da Cidadania, Mercado Popular, Fábrica de Fraldas, etc.

Dentre os diversos projetos, destacam-se:

CRAS – Centro de Referência e Assistência Social

Presente em diversos bairros da cidade desenvolve programas para despertar potencialidades expressivas, estimulando a sensibilidade, ampliando a comunicabilidade, promovendo a inclusão e fortalecendo vínculos familiares e comunitários.

PROGRAMA RESGATE DA DIGNIDADE E CIDADANIA

Orienta a população do município sobre os serviços oferecidos a população carente e aos que se encontram em situação de rua. O projeto também traça o perfil dessa população para a implementação de políticas públicas sociais mais eficazes.

PROJETO CIDADÃO VR (FLANELINHAS)

Atende aos flanelinhas que trabalhavam na Vila Santa Cecília e arredores, capacitando esse segmento para o mercado de trabalho nas áreas de construção civil e metal mecânica, resgatando a dignidade e cidadania dos mesmos e reinserindo-os à sociedade de forma produtiva e formal.

CASA DA MULHER BERTHA LUTZ

O município conta com uma rede complexa de atendimento às mulheres vítimas de violência e seu enfrentamento, tanto em ações preventivas quanto no combate às diversas formas de violência e desigualdades do gênero.

COORDENADORIA DA MULHER

Criada por um projeto de lei em 2009, a Coordenadoria da Mulher tem a função de formular, coordenar e acompanhar políticas, diretrizes, além de desenvolver projetos para combater a discriminação por sexo, defender direitos da mulher, e garantir a plena manifestação de sua capacidade no município.


Endereço: Praça Sávio Gama, 53 – bairro Aterrado – Volta Redonda – CEP: 27215-620
TEL: (24) 3339 9132 FAX: (24) 3339 9117 E-Mail: smdet@epdvr.com.br